Pois é, o atual prefeito de Itabaiana Claudio Neto – REPUBLICANOS, eleito para o seu primeiro mandato, adotou a partir do segundo semestre de 2025, o rodízio de vereadores na Secretaria da Chefia de Gabinete. O primeiro a ser nomeado foi o seu tio e ex-vereador Luciano Marinho. Após seis meses de mandato, o prefeito começou a substituição em forma de rodízio.
Saiu Luciano Marinho e assumiu por 120 dias, o vereador João Pedro – PT que obteve 1.076 votos - 6,66%. Assumindo a sua vaga na Câmara o suplente Toinho de Maracaípe – PT que recebeu 833 votos - 5,16 %. Após esse período, sai João Pedro e assumi o vereador conhecido por Fabiano do Peixe – REPUBLICANOS - que conseguiu 896 votos – 5,55%. Indo para a sua vaga na Casa Dr. Antônio Batista Santiago, o suplente conhecido por Armandinho – REPUBLICANOS - que teve 896 votos – 4,30%.
O comentário que gira no município, é que esse rodízio se deve a necessidade que tem o atual prefeito Neto em montar um grupo para chamar de seu, uma vez que nas últimas eleições – 2024 – ele obteve 9.810 votos – 61,51%, como candidato apoiado pelo prefeito Lúcio que estava no seu último mandato. Isso significa que boa parte dessa votação se deve ao ex-prefeito. Afinal, o grupo estava coeso e imbuído para fazer o sucessor.
No final do ano passado – 2025, Neto demitiu todos os comissionados e contratados e até o presente momento – fevereiro de 2026 -, poucos foram os que voltaram. Em dezembro 2025 a prefeitura tinha 172 pessoas comissionadas e 672 contratados por excepcional interesse. Sendo assim, o prefeito está chamando aos poucos e montando o seu grupo para definitivamente se desligar do ex-prefeito Lúcio.
Carlão Mélo
0 Comentários