Campanha Março Lilás na PB capacita profissionais da Saúde

 Uma capacitação sobre boas práticas do exame citopatológico de colo uterino, também chamado de teste de Papanicolau ou preventivo, foi realizada, nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Paraíba por meio do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), como parte da programação da Campanha “Março Lilás”, que tem o objetivo de prevenir e combater o câncer do colo do útero. O treinamento, realizado no Centro de Formação de Educadores de Mangabeira, foi destinado aos médicos e enfermeiros da Saúde da Família.

Segundo a diretora geral do CEDC, Roseane Machado, o evento visa a interpretação e atualização de laudos citopatológicos; qualidade dos exames; condutas clínicas e a coleta do Papanicolau. “Com isso, ganha a população feminina, pois, no momento em que estamos capacitando os profissionais que definem o diagnóstico e a conduta mais adequada para o tratamento das lesões precursoras do câncer do colo uterino possibilitamos a garantia de que a mulher está sendo bem atendida e conduzida adequadamente na Rede de Saúde da PB”, afirmou.

O câncer do colo do útero é a quarta causa de óbitos em mulheres no Brasil. Durante todo o mês, a SES realiza ações estratégicas por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde (Geas), Gerência Operacional da Atenção Básica (Goab), juntamente com a Gerência de Atenção Materno-Infantil (Goami), com oferta de exames no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC).

Entre as atividades programadas, acontecerá, neste sábado (16), um mutirão de exames de ultrassonografias (mama e transvaginal), no CEDC; no próximo dia 22 (sexta-feira), será a qualificação, pela Rede Cuidar, para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), para os profissionais da 2ª e  3ª Macrorregiões de Saúde, em João Pessoa; em Patos, será no próximo dia 23 e em Solânea, no dia 25.

Ainda está dentro da programação da campanha, o Dia “D” de prevenção e combate ao câncer do colo do útero, com coleta do citológico, vacinação do HPV, promoção à saúde e prevenção do câncer, que acontecerá no sábado, dia 23, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ao longo do mês, estão sendo realizadas ações educativas, como palestras, rodas de conversas e distribuição de material nos hospitais da rede estadual que atendem o público feminino. Além de vacinação de HPV nas escolas, exames de diagnósticos do HTLV para gestantes de alto risco na Maternidade Frei Damião e no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, para as doadoras do Hemocentro da Paraíba, mutirão de colposcopia, e procedimentos cirúrgicos ginecológicos ofertados às reeducandas do Centro de Reeducação Feminino Maria Júlia Maranhão.

Durante o mês de março, ainda estão previstas, para serem realizadas pelo “Opera Paraíba Mulher”, 1.267 cirurgias dedicadas à saúde e bem-estar do público feminino.  São procedimentos como histerectomias, colposcopias e laqueaduras. De janeiro até o início do mês de março, o programa já operou mais de 1.086 paraibanas.

FONTE – SES PB

Postar um comentário

0 Comentários