As obras de construção do Viaduto do Bairro das Indústrias, em João Pessoa, chegaram à fase final e têm previsão de conclusão para setembro deste ano, de acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), responsável pela execução dos serviços.
O equipamento viário, que recebe investimento de R$ 28 milhões, foi projetado para melhorar a ligação entre o Bairro das Indústrias e o Conjunto Costa e Silva, facilitando o acesso dos moradores dos bairros Jardim Veneza, Distrito Industrial, Cidade Verde, Vieira Diniz e Bairro das Indústrias à BR-101.
A expectativa é que a estrutura reduza o fluxo de veículos no acesso atualmente utilizado pelos motoristas que seguem em direção à região de Três Lagoas. Com a conclusão do viaduto, os condutores deverão contar com uma rota mais segura, retirando a necessidade de realizar o cruzamento da rodovia federal em um dos pontos considerados de maior movimento na área, marcados por congestionamentos e ocorrências de acidentes.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados na implantação das barreiras de proteção do tipo New Jersey na rampa de subida e nos serviços de terraplenagem da alça de descida. Essas estruturas fazem parte da etapa final de preparação do acesso para a circulação de veículos.
O projeto prevê 950 metros de intervenção viária. A estrutura principal do viaduto terá 300 metros de extensão, conectada a uma alça de descida de 500 metros e a uma alça de subida de 150 metros.
Conforme o engenheiro responsável pela obra, Francisco Romário, a conclusão do equipamento deve alterar a dinâmica do trânsito na região, com a criação de uma ligação direta entre os bairros e a BR-101 e a redução da necessidade de manobras de travessia na rodovia, garantindo, principalmente, a segurança dos condutores e pessoas que trafegam pelo local.
