A Superintendência de Mobilidade Urbana de Santa Rita (SEMOB) realizou, na tarde desta segunda-feira (14), o quarto e último encontro do projeto “Sinal Verde para a Inclusão”, na Escola Jaime Lacet. A iniciativa tem como foco promover a inclusão e conscientização no trânsito para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras necessidades especiais.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Erony Félix, o projeto reforça o compromisso da gestão com uma mobilidade mais empática e acessível.
“É papel do poder público garantir que todas as crianças tenham acesso ao conhecimento sobre o trânsito, respeitando suas individualidades. Com esse projeto, damos um passo importante na construção de uma cidade mais justa e acolhedora”, destacou o secretário.
Coordenado pelo Departamento de Educação de Trânsito da SEMOB, o “Sinal Verde para a Inclusão” utiliza ferramentas de comunicação alternativa e atividades práticas para garantir o entendimento dos conceitos de segurança viária por parte das crianças, respeitando suas formas singulares de aprender. A diretora do departamento, Josineide, explicou a proposta:
“É a inclusão das crianças, das crianças com TEA. Pensando nelas foi criado o projeto ‘Sinal Verde para Inclusão’, que significa que toda criança com necessidades especiais tem direito de participar do trânsito. Hoje no Jaime Lacet estamos fazendo a quarta e última etapa deste projeto, que é certificando a inclusão dessas crianças no trânsito, com uma comunicação alternativa, para que elas aprendam de uma maneira que o trânsito é seguro.”
Durante o evento, os alunos participaram de simulações, atividades lúdicas e oficinas com linguagem adaptada, reforçando conceitos de respeito às normas de trânsito e à cidadania. A ação marca um avanço na política de mobilidade inclusiva no município, e deve servir de modelo para novas iniciativas voltadas à diversidade nas escolas da rede pública.
0 Comentários