A cidade Sapé, Zona da Mata da Paraíba, assiste a briga pública protagonizada pelos aliados do prefeito Sidnei Paiva na Câmara Municipal para assumir o comando da Mesa Diretora, recentemente o próprio gestor assumiu interesse na briga se habilitando judicialmente como parte interessada. Enquanto isso a gestão municipal fica em segundo plano ao ponto de áreas estratégicas do governo perderem recursos, a exemplo da pasta da educação.
Segundo estimativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para o ano de 2023, a cidade de Sapé deve perder recursos na área de Educação de cerca de R$ 30 milhões referente ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação).
No ano de 2022, a prefeitura de Sapé teve como estimativa e efetivo repasse o valor de R$ 51.818.505,48 (Cinquenta e hum milhões, oitocentos e dezoito mil, quinhentos e cinco reais e quarenta e oito centavos), conforme dados da CNM. Veja tabela a seguir:


Diante dos dados apresentados é importante esclarecer o que teria ocorrido para que o município de Sapé tenha tido uma queda acentuada na arrecadação dos recursos do FUNDEB.
O outro lado
O Newspb se coloca a disposição da Secretaria de Educação do município de Sapé para eventuais esclarecimentos, caso entenda necessário, através do endereço eletrônico redacaonewspb@gmail.com
Com expressopb.net