Projeto de Lei que prioriza os ritmos nordestinos nas apresentações culturais juninas de dança, arte e música é aprovado na CMJP

 De autoria do vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), o Projeto de Lei (PL) 1.107/2022, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta terça-feira (14), defende a priorização de ritmos regionais, tipicamente nordestinos, nas apresentações culturais juninas de dança, arte e música, no âmbito do Município de João Pessoa, que recebam recursos ou incentivos públicos. O objetivo é resguardar as raízes culturais tipicamente nordestinas, traduzidas nos festejos juninos, além de proporcionar que os recursos públicos sejam destinados ao fomento da cultura local e regional.

Os ritmos típicos nordestinos, como: forró, xote, xaxado, baião, pé-de-serra, arrasta-pé e afins, popularizados por Luiz Gonzaga e tantos outros grandes artistas que marcaram época na Música Popular Brasileira, têm uma história que se confunde e se mistura com a própria tradição das festas de São João. Considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o forró é o ritmo que identifica a regionalidade nordestina no Brasil e no mundo, sendo dos mais prestigiados, quanto à beleza das letras, poesias, arranjos e interpretações.

“O Poder Público também tem por obrigação zelar pela história de seu povo. E ao promover lazer, priorizar o incentivo ao que é da terra, reafirmando e perpetuando os fortes laços que temos, enquanto sociedade, com a cultura regional. Fortalecer, portanto, a cultura tradicionalista dos festejos juninos, através da priorização dos costumes e da produção artística nordestina, é fortalecer também o próprio São João”, justificou Marmuthe.

Vale destacar que o PL 1.107/2022 não busca censurar nenhum tipo de manifestação artística não típica da época junina, a exemplo das culturas do funk e dos ritmos da atualidade, tampouco proibir sua presença no festejo, mas somente garantir que a nível local os recursos públicos investidos na feitura das apresentações juninas de dança, arte e música, sejam prioritariamente direcionados aos ritmos nordestinos tradicionais, por sua importância na construção da identidade do povo paraibano e por sua inegável e indissociável relação com as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio.

“Esperamos que a atual Gestão Municipal tenha o mesmo entendimento da Câmara de João Pessoa sobre este Projeto de Lei, para que possamos promover uma justa valorização e fortalecimento da cultura nordestina em nossa cidade, garantindo que os recursos públicos destinados ao lazer da população na época de São João, financiados pela municipalidade, sejam empregados, prioritariamente, no que é tipicamente junino e regional. Afinal, preservar nossas raízes culturais significa também preservar nossa história e tradições”, concluiu Marmuthe.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários