Almoço do Ministério da Saúde termina em diarreia para mais de 30 convidados na Paraíba

  Pelo menos 32 pessoas tiveram diarreia após um almoço oferecido em um evento do Ministério da Saúde (MS), nesta terça-feira (31), em Cabedelo, na Paraíba. A informação foi confirmada pelo secretário de saúde do município, Murilo Wagner Suassuna, que está monitorando em torno de 500 participantes que estiveram presentes.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, também participou do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde, que reuniu a equipe técnica do MS, secretarias municipais e estadual da Paraíba.

Queiroga, no entanto, não permaneceu no evento durante o almoço com os demais convidados.

Foi o próprio MS, inclusive, quem procurou a Secretaria de Saúde de Cabedelo, para informar que componentes da equipe apresentam o sintoma. A partir dessa notificação, o município passou a monitorar os casos, a fim de identifcar de onde partiu o "surto".

O g1 entrou em contato com a empresa responsável pelo evento para entender o que teria provocado diarreia em algumas pessoas, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria. Uma tentativa de contato também foi feita com o Ministério da Saúde, mas não foi dado retorno algum.

A Secretaria de Saúde de Cabedelo está mapeando todos os participantes do evento, e os contatos já estão sendo realizados individualmente para levantarem quantas pessoas tiveram diarreira no total. Até a tarde desta quarta-feira, 120 pessoas já tinham sido ouvidas e 32 delas alegaram o sintoma.

O evento

O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde com parceria do Conselho e da Secretaria de Estado da Saúde, e contou com o ministro Marcelo Queiroga e vários palestrantes que apresentaram informações sobre indicadores de saúde.

Na ocasião houve a assinatura simbólica do contrato do profissional que irá atuar no Programas Médicos pelo Brasil e lançamento do aplicativo e-SUS Gestor.

Participaram do evento o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; o presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária, Alexandre Pozza; o diretor do Fundo Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Dárcio Guedes Jr.

Além deles, estiveram presentes a Superintendente Substituta do Ministério da Saúde na Paraíba, Ana Paula Pires Fonseca Guimarães; a presidente do COSEMS-PB, Soraya Galdino; a representante da Secretária de Estado da Saúde da Paraíba, Isabel Sarmento; e Alline Grisi, representando a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.

Primeiras Noticias

Postar um comentário

0 Comentários