Prefeitura de Bayeux abre a Semana de conscientização do autismo realizando ações de saúde e atividades integrativas gratuitas

 Na tarde desta segunda-feira (04), a prefeitura municipal de Bayeux, através do Centro de Referência e Inclusão da pessoa com deficiência- (CRIS), em parceria com demais Secretarias deu início a abertura da Semana do Autismo com diversas ações que acontecerão entre os dias 02 a 08 de Abril.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia (2), é uma data que concentra diversas atividades voltadas para combater o preconceito contra o espectro. Em Bayeux, a prefeitura organizou uma semana alusiva com ações de saúde, lazer e palestras. A abertura foi realizada na Arena Tambay com autoridades, mães, crianças e profissionais, que se unirão em prol da causa do Autismo através de um simbólico Abraço azul.

Para a prefeita Luciene Gomes, o dia da conscientização do autismo é muito importante, pois não há possibilidade de desenvolvimento desse indivíduo sem uma mudança atitudinal da sociedade. “É motivo, inclusive, de muita alegria, o fato de alguns dos nossos participantes com TEA terem conseguido avançar aqui no CRIS. São depoimentos verdadeiros que nos emocionam. Estou muito feliz em poder compartilhar com todos vocês essa semana de inclusão social em nosso município”, destacou a prefeita

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para dar visibilidade e combater preconceitos com pacientes diagnosticadas com TEA.

De acordo com o Secretário de Educação do município, Jerônimo Figueiredo, a luta pelo fim da discriminação contra pessoas com autismo deve ser constante. “É dever de todos construir uma sociedade inclusiva e acessível, onde pessoas com autismo e outras deficiências tenham as mesmas oportunidades: educação, emprego, acesso à informação e participação na vida social, política e cultural”, afirmou o secretário.

As atividades fazem parte da campanha Abril Azul e são voltadas para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e também a familiares que precisam de orientações especializadas.

Rosângela ( Ró de Dedeta) – Coordenadora de Atendimentos do CRIS, destacou a importância do acompanhamento de uma equipe constante, tanto para o indivíduo, quanto para a família da pessoa com autismo, no intuito de oferecer condições favoráveis para uma melhor qualidade de vida. “Os desafios são muitos. Talvez, o maior deles é estabelecer um plano de atendimento efetivo para aquela pessoa que teve um diagnóstico tardio, pouca ou nenhuma intervenção na infância e na adolescência. Porém nós que estamos a frente do Centro de Referência e Inclusão da pessoa com Deficiência aqui em Bayeux estamos prontos para atender tanto a criança, o adolescente como também os pais e familiares que necessitam desse atendimento”, frisou a coordenadora.

Acompanhe a programação:

05 de abril às 14h – Palestra para os profissionais com a psicóloga Shâmara Rached (coordenadora de cursos na área do autismo), no CRIS.

06 de abril às 09h – Palestra para mães e profissionais com a médica Gérsica Gomes (especialista em autismo), pela secretaria de saúde, no CRIS.

07 de abril das 8h às 16h – Assessoramento jurídico com o Dr. Noé Estrela (SETRAS), e Dr. Mayara Carneiro (CRIS) sobre Direitos da pessoa com TEA, pela Secretaria de Assistência Social, no CRIS.

08 de abril às 14h – Palestra Final sobre empreendedorismo e empoderamento feminino com Karol Galvão (distribuidora da Tupperware da PB), pela Secretaria da Mulher, no CRIS.

 

Postar um comentário

0 Comentários