Funad destaca ação inclusiva e marca Dia da Síndrome de Down com mobilização sobre o Censo PcD

  Nesta segunda-feira (21), comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para marcar a data a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) realizará ações com foco no Cadastro Estadual da Pessoa com Deficiência (Censo PcD), cujo tema é “Inclusão significa…tirar da invisibilidade: se faça visto pelo Censo PcD da Paraíba”. 

A Paraíba é o único estado que está realizando o Censo da Pessoa com Deficiência, não somente com Síndrome de Down, mas também com os diversos tipos de deficiência. Essa é uma ferramenta importante criada pelo Governo do Estado para tirar pessoas da invisibilidade e planejar novas políticas públicas de inclusão. 

Em vídeo, o governador João Azevêdo destacou a importância da data comemorativa, bem como a realização do Censo PcD. “O censo PcD é fundamental para que os serviços oferecidos pela instituição cheguem a mais pessoas. Só vamos conseguir construir uma sociedade mais justa e igual com a participação de todos e todas. Esse é um Governo de inclusão, e nós ficamos muito felizes de promover ações que vão fazer a diferença na vida de tantos paraibanos”, ressaltou.

E acrescentou: “A luta por mais visibilidade para as pessoas com Síndrome de Down é de todos nós. Garantir direitos e fazer com que essas pessoas tenham acesso à educação, à saúde de qualidade, oportunidades no mercado de trabalho é, acima de tudo, o nosso dever. E é isso que nos move e nos faz seguir em frente, porque cada passo que nós damos é um passo mais perto da sociedade que queremos construir”.

Ações – Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Funad realizará mobilizações, a partir desta segunda-feira (21), em escolas e instituições de reabilitação públicas e privadas. Durante toda a semana, a Funad usará suas redes sociais para divulgar depoimentos de usuários e famílias, que falam sobre suas experiências positivas na instituição e a importância do Censo.

Todas as ações buscam dar maior visibilidade à pessoa com síndrome de Down, mostrar como ela pode acessar os serviços da Funad, os direitos e, sobretudo, ampliar a luta por mais inclusão e acessibilidade nos diversos setores, como educação, saúde e mercado de trabalho. 

A pessoa com síndrome de Down é atendida na Funad, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Portador de Deficiência Mental (Codam). Os serviços ofertados são: psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social – para usuários e famílias – fisioterapia e atividades artísticas e esportivas.

Para participar do Censo PcD/PB, lançado em setembro do ano passado, basta acessar o link https://paraiba.pb.gov.br/censo-da-pessoa-com-deficiencia-pb/censo-pessoa-com-deficiencia-pb

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março e tem o objetivo de celebrar a vida das pessoas com essa síndrome e ressaltar a importância da inclusão e busca de melhores oportunidades entre suas famílias e a sociedade.

Diario de Noticiaspb

Postar um comentário

0 Comentários