O senador Efraim Filho (União Brasil), pré-candidato ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026, fez duras críticas aos primeiros 100 dias da gestão do governador Lucas Ribeiro (PP). Durante entrevista ao Ninja Cast, o parlamentar afirmou que o novo governo “nasce sob suspeita” e prometeu cancelar o leilão da Cagepa caso seja eleito.
Ao avaliar o início da administração estadual, Efraim disse que Lucas Ribeiro já enfrenta desgastes provocados por decisões da própria gestão.
“Lucas já conseguiu produzir seus próprios escândalos, suas próprias notícias ruins. É um governo novo que nasce sob suspeita. É um governo novo que nasce sob a prática do velho, do arcaico e do obsoleto”, declarou.
O principal alvo das críticas foi o processo de concessão dos serviços de saneamento da Cagepa. Segundo o senador, o leilão ocorreu sem amplo debate com a sociedade e levantou dúvidas por ter registrado apenas um grupo interessado.
“Eu vou cancelar o leilão da Cagepa. Já falei que esse será um dos meus atos de governo. Não pelo mérito, mas pelo procedimento. O procedimento cheira mal”, afirmou.
Efraim também questionou a rapidez com que o processo foi conduzido após a posse de Lucas Ribeiro.
“O governo João Azevêdo passou sete anos e quatro meses sem fazer isso. Por que correr para realizar esse processo em apenas 30 dias? Faltou transparência, faltou eficiência e faltou esclarecimento”, criticou.
Durante a entrevista, o senador defendeu que uma eventual concessão do saneamento deveria ter sido discutida com a imprensa, universidades, sindicatos e representantes da sociedade antes da realização do leilão.
Além da Cagepa, o pré-candidato apontou problemas administrativos na atual gestão. Ele citou supostos atrasos em pagamentos de programas sociais, estagiários e prestadores de serviço, além de dificuldades enfrentadas pelo programa PB Saúde.
“O prato está cheio. Tem gente sem receber, programas com pagamentos atrasados e estradas esburacadas. O governo está quebrando a Paraíba pensando na reeleição”, afirmou.
Ao fazer um balanço dos primeiros meses da administração estadual, Efraim concluiu que o governo tem pouco a apresentar.
“São 100 dias sem nada para comemorar”, declarou.
As declarações foram dadas durante entrevista ao Ninja Cast e fazem parte das críticas apresentadas pelo senador à administração estadual no contexto da disputa pelo Governo da Paraíba em 2026.
