TRE cassa mandatos de prefeito e vice-prefeito

 O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Minas Gerais (TRE-MG) confirmou nesta terça-feira (12) a cassação do mandato do prefeito de Ibirité, William Parreira (avante), e do vice dele, Paulo Telles (PV).

A assessoria da corte não forneceu mais detalhes sobre a decisão e informou que o processo corre sob sigilo. A ação foi impetrada pelo partido Progressistas.

Em julho de 2021, em primeira instância, a Justiça Eleitoral já havia decidido pela cassação dos políticos pelos crimes de abuso de poder econômico, corrupção e fraude que teriam sido cometidos por eles durante as eleições de 2020.

Na decisão de primeira instância, a juíza elencou sete motivos para a cassação dos mandatos, dentre eles: propaganda institucional fora do período permitido, distribuição de cestas básicas próxima aos dias da eleição e a criação de uma linha de ônibus de número 7070, mesmo número do partido do prefeito.

O processo também cita a realização de propaganda eleitoral negativa falsa, a distribuição de kits escolares dias antes das eleições de 2020 e a realização de várias obras nos quatro meses anteriores ao pleito eleitoral.

Em fevereiro deste ano, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) pediu a cassação e a inegilibilidade do prefeito e do vice. Na época, o MPMG também denunciou o secretário de Desenvolvimento Social, Elias Silva, e a secretária de Educação, Ana Paula Lemos de Souza Ângelo. Além da cassação da atual administração, o Ministério Público pediu a inelegibilidade, pelo prazo de oito anos, de todos os envolvidos.

William Parreira foi reeleito em 2020 com 55,44% dos votos, derrotando Toninho Pinheiro (PP), que recebeu 41,36% dos votos.

A reportagem procurou a prefeitura de Ibirité e aguarda retorno.

Fonte – R7

Postar um comentário

0 Comentários