Superlua dos Cervos acontece na noite desta quarta-feira

  A noite desta quarta-feira conta com uma Superlua nos céus, evento astronômico que acontece quando a lua encontra-se mais próxima da Terra do que o normal. O satélite está, neste momento, a 357.263 quilômetros do planeta, a menor distância de sua órbita neste ano. Com isso, a lua desta noite deverá ser a maior de 2022.

Esse não é o primeiro evento do tipo a ocorrer no ano. Em maio, aconteceu a primeira de 2022, que recebeu o nome de Superlua de Morango. Batizada de Superlua dos Cervos, o evento desta noite tem essa designação por ocorrer na época em que as galhadas desses animais começam a crescer.

De acordo com a agência espacial americana, o termo "superlua" foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e refere-se a uma lua nova ou cheia que ocorre quando o satélite está a 90% do perigeu, sua aproximação mais próxima da Terra. Não é, portanto, considerado um termo científico, mas que se popularizou.

Nenhum equipamento especial é necessário para observar Superluas e basta contar com um céu limpo, sem nuvens, para ver o astro. O evento desta noite pode começar a ser observado a partir das 17h30, quando o satélite apareceu pela primeira vez no dia nos céu do Brasil.

O Globo

Foto: Aguinaldo Mota

Postar um comentário

0 Comentários