Emoção marca chegada de alunos da rede municipal de João Pessoa que estudam na Escola Bolshoi em SC

 


Na bagagem, quatro meses de aprendizado na escola referência em balé no País. No coração, muita saudade dos parentes. A tarde deste sábado (16) marcou a chegada dos cinco alunos da rede municipal de ensino de João Pessoa que estão tendo a oportunidade de estudar na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, em Santa Catarina, numa parceria da Prefeitura de João Pessoa. O desembarque foi no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. No saguão, os familiares ansiosos esperaram a chegada das crianças com faixas, cartazes e muito carinho.

A recepção a Maria Clara Duarte de Oliveira, Carlos Eduardo Alves de Lima, Israel Davi Lima Siqueira, Kaio Gabriel Basílio da Luz e Miguel Lucas Batista de Lira também contou com a presença da equipe da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). “Chegaram todos ansiosos para rever os pais. O momento do reencontro foi bastante emocionante”, afirmou Fernanda Albuquerque, representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo.

Essa é a primeira vez que os cinco alunos, quatro meninos e uma menina, com idades entre 9 e 11 anos, voltam para visitar os parentes desde o dia 5 de março, quando viajaram para Santa Catarina para iniciar o processo de oito anos de formação na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil. As crianças ficam em João Pessoa até 30 de julho, já que na primeira semana de agosto as aulas são retomadas em Joinville.

Ao desembarcarem, os estudantes demonstraram empolgação com a nova fase de vida, declarando a satisfação com as avaliações escolares e a continuação no propósito de estudar a fim de se tornarem bailarinos profissionais. “Vamos dar todo apoio que eles precisam, toda logística que é necessária!”, ressaltou Fernanda.

Esses alunos, em 2021, participaram de uma seleção de novos talentos, onde foram aprovados. “No ano passado, fizemos a seleção e levamos 20 crianças para Joinville. Eles concorreram nacionalmente e cinco foram aprovados”, detalhou a coordenadora.

O grupo selecionado vai estudar oito anos em Santa Catarina. Durante esse período, ficam acompanhadas por uma mãe social selecionada pela Sedec. Elas foram contempladas com bolsa integral da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, com apoio logístico e profissional custeado pela Prefeitura de João Pessoa. No recesso escolar, duas vezes por ano, retornam para a Capital paraibana para matar a saudade dos familiares.

Incentivo- A parceria entre a Escola do Teatro Bolshoi e a Prefeitura de João Pessoa teve início em 2002, durante a gestão do prefeito Cícero Lucena, e retomou no fim de 2021. Atualmente, cinco estudantes, selecionados anteriormente na rede municipal de ensino, estão em Joinville (SC), já em processo de formação. O objetivo é incentivar novas descobertas de jovens dotados de habilidades artísticas.

Este ano, 1.173 crianças da Rede Municipal foram avaliadas pela equipe local do Bolshoi. Dessas, 604 conseguiram avançar para a segunda etapa que acontece no mês de agosto. Em outubro, os selecionados nesta avaliação passarão pela terceira e última etapa, que é a fase nacional que acontece na cidade de Joinville, em Santa Catarina, quando 20 alunos de João Pessoa vão concorrer com crianças de todo o Brasil.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários