Bolshoi no Brasil faz apresentação especial para mais de 2 mil crianças da rede pública de ensino de João Pessoa

 

A plateia do Teatro Pedra do Reino ficou lotada de pequenos olhos curiosos e encantados, na tarde desta terça-feira (21). Eram mais de duas mil crianças da rede pública de ensino de João Pessoa, que puderam acompanhar ao vivo a apresentação de uma das principais companhias de dança do mundo, o Bolshoi no Brasil. O grupo se apresentou especialmente para os estudantes em uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

“Para mim é motivo de muita alegria renovar o compromisso que temos com as crianças de João Pessoa, para que os talentos e as vocações que estão adormecidos possam ser despertados. Espero que essas crianças se interessem pela dança, seja para se tornarem futuros bailarinos, seja para enriquecer sua cultura e cidadania”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Nesta passagem por João Pessoa, a companhia fez duas apresentações do espetáculo ‘Gala Bolshoi’. A primeira voltada para o público em geral e a segunda, gratuita, para estudantes da rede pública. Acompanharam o show mais de duas mil crianças do Ensino Fundamental I e II das redes municipal, estadual e da escola de educação básica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“Sempre quando fazemos espetáculos buscamos incluir uma apresentação gratuita que chamamos de formação de plateia, principalmente para crianças. Além de dançar, falamos sobre como se comportar no teatro, pois são as futuras plateias”, explicou o diretor geral do Bolshoi no Brasil, Pavel Kazarian. De acordo com ele, o show inclui os melhores trechos de balé clássico.

Antes de começar, a expectativa era grande entre os pequenos. “É minha primeira vez e não sei o que esperar. Mas acho que eles vão dar o melhor e vamos aplaudir muito”, afirmou Eduardo Silva, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Arnaldo Barros. Ao final da apresentação, a ansiedade dava lugar ao encantamento. “Gostei de todas as apresentações. Quero que ano que vem tenha mais para eu poder vir de novo”, disse Maria Isis, de 10 anos, da Escola Municipal Napoleão Laureano.

Seleção – A parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também continua com a seleção de 2022 para que estudantes da Rede Municipal possam disputar uma vaga na Escola sediada em Joinville (SC).

“No ano passado conseguimos aprovar cinco crianças que hoje vivem lá com todo o nosso apoio e este ano tivemos recorde de inscrições. Foram 1.172 crianças que se inscreveram, 600 passaram na primeira fase com os professores de educação física e agora vão para uma nova fase com os técnicos do Bolshoi, que vão dizer quem vai para a fase final em Joinville. Se Deus quiser, teremos ainda mais aprovados”, explicou a secretária municipal da Educação, América Castro.

Fotos: Sérgio Lucena

Postar um comentário

0 Comentários