Mãe de quadrigêmeos faz sucesso nas redes sociais ao divulgar dia a dia dos bebês: 'minha casa virou um berçário'

 

Há 1 anos e 7 meses, nasceram Ester, Beatriz, Leonardo e Davi, frutos de uma gestação inesperada. A mãe deles, Shimeny Lima, de 40 anos, já estava acostumada com a rotina pediátrica, porque trabalhou durante 14 anos como enfermeira na área infantil. O que ela não esperava era que, ao fazer uma ultrassonografia para identificar a gravidez, constataria 5 bebês. Um deles, no entanto, não evoluiu. Neste domingo (8), é celebrado o Dia das Mães.

A mamãe dos quadrigêmeos brincou ao dizer que, quando soube que teria quadrigêmeos, ela “só não caiu porque já estava deitada na mesa de ultrasson”.

Família comemorando primeiro 'mêsversário' dos quadrigêmeos — Foto: Shimeny Lima/Arquivo pessoal
Nesse mesmo momento, a enfermeira disse que a médica chamou outra colega para dar um prognóstico mais assertivo, porque não é comum uma mãe ter quatro filhos de uma vez, geralmente acontece em casos de tratamento para engravidar. Esse foi o caso de Shimeny, que usou medicamentos para induzir a ovulação.

“Veio outra médica, ela examinou e as duas começaram a cochichar. E eu nervosa com medo de ter alguma coisa errada. E aí foi quando ela começou a contar e disse que tinha 4 (sorriu). E eu fiquei assim, né? Paralisada!”, lembrou.

Shimeny estava sozinha na sala porque, as restrições impostas pelos cuidados necessários frente à pandemia da Covid-19 não permitiam que outras pessoas a acompanhassem. Porém, ao concluir o exame, ela se dirigiu ao encontro do esposo, que estava à espera dela na recepção do hospital.

“Ele disse: — E aí como é que tá o bebê? E aí eu disse: — Os bebês! Ele disse: — Nossa! São gêmeos? Aí eu disse: — Não! São quatro! Ele entrou em desespero na hora, saiu correndo no meio da clínica, e eu correndo atrás, né? É como se a ficha não tivesse caído de imeadiato, né?”, contou a mãe.Quadrigêmos pouco tempo depois de chegarem em casa após o nascimento — Foto: Shimeny Lima/Aquivo pessoal

Uma semana depois que Shimeny fez a ultrasson que identificou os 4 bebês, ela foi ao hospital para fazer mais um exame de rotina. Então veio a surpresa: na verdade eram 5 bebês.

“Nessa hora eu fiquei muito desesperada. Eu lembro que eu chorei muito e meu esposo só fazia rir. E eu desesperada. Eu dizia que ele tava rindo de desespero. Mas uma semana depois, a gente viu que esse quíntuplo não evoluiu. Ele involuiu e meu corpo absolveu. E aí os 4 progrediram”, contou.

Durante a gestação, a enfermeira mantinha cuidados com relação aos esforços físicos, alimentação, acompanhamento médico frequente e suporte emocional.

Os quatro bebês nasceram saudáveis, mas antes de serem recebidos em casa, precisaram ficar internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, porque foram prematuros.

Segundo a mãe deles, que sempre atuou na pediatria, a rotina do hospital foi mantida em casa, e aos poucos eles foram se adaptando às mudanças, introduzidas gradativamente.

“Primeiro veio Beatriz, com 42 dias de UTI. Depois veio Ester, com mais ou menos 51 dias. Quinze dias depois veio Davi. Leonardo passou 6 meses na UTI”, relatou Shimeny.

A enfermeira, que tem uma rotina comprometida com as responsabilidades pessoais e profissionais, contou que a casa deles virou praticamente um berçário, para que as coisas fluíssem de maneira mais organizada.

Ester, Beatriz, Leonardo e Davi, quadrigêmeos paraibanos nos dias de hoje — Foto: Shimeny Lima/Arquivo pessoal

Até hoje, as crianças seguem um esquema de cuidados diários e tudo acontece de maneira planejada.Os quadrigêmeos de alimentam de 3 em 3 horas. No hospital, eles tinham um momento para o sono, que permaneceu no dia a dia deles. Há também horários específicos para o banho.

De manhã, os irmãos Ester, Beatriz, Leonardo e Davi, acordam e já tomam café. Eles assistem a um pouco de musicais infantis enquanto é chegada a vez de os pais fazerem a primeira refeição do dia. Em seguida, eles vão brincar.

“Eles já ficam querendo sair da cadeirinha pra ir brincar. Então eles brincam. Às vezes a gente desce um pouquinho com eles aqui no parquinho aqui do prédio. E aí de 9h30, mais ou menos, eles lancham”, detalhou a mãe.

Os quadrigêmos acordam cedo, às 5h30 todos os dias. Após o lanche matinal, eles dormem cerca de 1h30, às vezes um pouco mais. Quando acordam, é hora de almoçar.

À tarde, ficam brincando entre si. Também há uma pausa para outro lanche. À noite, eles já jantam cedo também, por voltar de 18h, depois já tomam banho e dormem. Tudo é cronometrado.

O relato de Shimeny sobre quando descobriu a gravidez dos 5 filhos pode assustar muitas mães, pais, e todas as pessoas que projetam a maternidade. Um dos fatores que preocupam, para além dos impactos à saúde, é o lado financeiro, que passa a ser comprometido com as despesas desde o pré-parto até durante toda a vida. Além disso, uma gravidez também requer dedicação de tempo, espaço e vida.

Para se ter uma ideia, a enfermeira Shimeny Lima trabalha em dois locais: no Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e no Hospital de Trauma de João Pessoa. Ela também faz mestrado em gerontologia. E a família ainda é composta por outra criança: Rafael, de 9 anos. Mesmo que seja mais independente, ele também precisa dos cuidados maternos.

Essa rotina dos bebês, no entanto, passou a ser contada nas redes sociais. São mais de 350 mil seguidores em um perfil que a mãe criou desde que o filho mais velho dela nasceu, em 2014.

O intuito era salvar fotos de festas infantis, para se inspirar e obter criatividade para o aniversário do seu filho, Rafael. Shimeny também passou a divulgar conteúdos de enxovais, dicas de cuidados com crianças e também exibia o dia a dia deles.

Postar um comentário

0 Comentários