Impacto financeiro do novo piso salarial da Enfermagem pode fechar hospitais filantrópicos na PB

 Gestores públicos temem impacto financeiro do novo piso salarial da  enfermagem | Gazeta TrabalhistaO impacto financeiro provocado pelo novo piso salarial da Enfermagem que foi aprovado nesta quarta-feira (04/05), na Câmara Federal, em Brasília, poderá fechar hospitais filantrópicos instalados na Paraíba que poderão não ter suporte para bancar o reajuste para os seus respectivos contratados.

O Projeto de Lei (PL) 2564/20p, que ficou mais conhecido como ‘PL da Enfermagem’, foi aprovado por 449 votos a 12, definindo como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Hospitais paraibanos

Na Paraíba, o Hospital Napoleão Laureano (João Pessoa), Hospital São Vicente de Paulo (João Pessoa), Hospital Padre Zé (João Pessoa), Fundação Assistencial da Paraíba – FAP (Campina Grande), Hospital Flávio Ribeiro (de Santa Rita) são exemplos de instituições filantrópicas que, assim como as de todo o país, vivem à sombra de grandes dificuldades financeiras tanto que, para sobrevivência financeira, realizam campanhas, de modo não raro ou até mesmo constante, para sensibilizar a sociedade e autoridades competentes em busca de doações para as suas respectivas manutenções.

De acordo com um levantamento recente realizado pela Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB), no Estado da Paraíba, o Projeto vai impor a obrigação de um aumento médio de 131% apenas nos salários dos enfermeiros, lembrando que, o acréscimo será ainda maior na remuneração dos técnicos de Enfermagem.

Especialistas afirmam que impor o piso, sem considerar a realidade de cada região, bem como do próprio setor, pode ter provocado o início do fechamento de centenas de hospitais e um alto índice de desemprego na área.

Reajuste anual

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

O projeto teve o voto favorável da ampla maioria da Casa. Apenas o Novo declarou voto contrário. O líder do partido, deputado Tiago Mitraud (MG), criticou a proposta por ter alto impacto orçamentário.

“Este projeto vai acabar com a saúde brasileira porque vamos ver as santas casas fechando, leitos de saúde fechando e os profissionais que hoje estão aqui lutando pelo piso desempregados porque os municípios não conseguirão pagar esse piso”, afirmou.

A medida representa um reajuste salarial superior aos 150% e isso faz com que os hospitais filantrópicos tenham a obrigação de mais que dobrar as atuais remunerações podendo significar ter que demitir parte da equipe para ‘bancar’ o salário de quem fica ou, em casos mais extremos, até o fechamento da unidade de saúde filantrópica, mesmo em tempos de pandemia.

Postar um comentário

0 Comentários