Vejam quais são as “Vantagens” dos municípios que possuem um Aterro Sanitário

  Os aterros sanitários tornaram-se elementos fundamentais para conter toda a bagunça e o caos urbano que passamos a produzir. Preparamos aqui uma lista com todas as vantagens e desvantagens dos aterros sanitários.

No entanto, apesar de parecerem excelentes na prática, não se engane, porque são sim!

Os aterros sanitários são áreas essenciais para que alguns dos muitos resíduos despejados consigam ter “sossego” e consigam se decompor sem causar impactos diretos ao meio ambiente.

Desta forma, é essencial a existência desses espaços para reduzir o impacto do lixo no mundo, especialmente sobre a contaminação dos lençóis freáticos, do ar e também do solo.

Agora você vai entender os principais motivos benefícios e vantagens que os aterros trazem para a população:

A construção e operação dos aterros sanitários requer mão de obra, sendo assim, o empreendimento em si, é capaz de gerar empregos e renda para as pessoas além de outros benefícios, como planos de saúde, segurança para o trabalhador, direitos trabalhistas, entre outros;

A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. Existe uma redução substancial no impacto ambiental, começando pela redução da liberação de metano na atmosfera. 

No aterro sanitário, há uma conversão dos gases em fontes de energia renováveis. O gás do lixo desperdiçado é convertido em fonte de energia renovável representando uma alternativa aos combustíveis convencionais, sendo muito eficiente para motores a gás. Aliás, a energia gerada por meio da queima do gás dos aterros sanitários não é tarifada. Inclusive, pode ser utilizada e distribuída por meio de concessionárias.

A saúde pública é totalmente beneficiada com os aterros sanitários, considerando que evita o contato humano direto com o lixo. Ele também impede assim a infecção desses mesmos humanos com animais que possam trazer doenças infecciosas, já que tornam a cidade mais limpa;

Existe nos aterros a disposição controlada dos resíduos que entram e saem para que, desta forma, haja a minimização de danos ao meio ambiente.

Os aterros também são capazes de diminuir a logística de transporte, já que o material e resíduos passam a ser destinados a locais mais acessíveis;

E com o lixo e resíduos soterrados e protegidos, além de seguindo todos os protocolos de segurança e de estrutura, os lençóis freáticos e a terra ficam protegidos, assim como toda o meio ambiente.

Blog do Espião

Postar um comentário

0 Comentários