Marmuthe apoia campanha do TSE que incentiva os jovens a tirar o título de eleitor

 


Numa sociedade democrática, as eleições regulares são fundamentais para escolha dos governantes e representantes políticos. Nesse contexto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vem realizando, desde o ano passado, uma campanha que incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos, que mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

O vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos) também está apoiando a campanha do TSE, e divulgou um vídeo em suas redes sociais destacando o passo a passo para fazer o título de eleitor pela Internet, através do site tse.jus.br, e a importância das juventudes para a promoção de mudanças que o nosso país e o nosso estado tanto precisam. Ao longo do tempo, o parlamentar vem chamando a atenção da sociedade para a necessidade do voto consciente e de eleições limpas.

“Os jovens têm um papel fundamental na construção do presente e futuro do nosso país. É preciso destacar isso e incentivar o segmento a fazer o seu título eleitoral até o dia 04 de maio. Principalmente, a faixa etária que não é obrigada a votar, mas tem esse direito. Eles podem fazer a diferença e precisam assumir esta responsabilidade e compromisso com o Brasil, com a democracia, a coletividade, e a melhoria da qualidade de vida para todos. A juventude deve ser protagonista das mudanças, e essas mudanças passam pela política e pelo processo eleitoral”, disse Marmuthe.

Passo a passo – Para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, basta ter em mãos o comprovante de residência atualizado e o documento de identidade (RG); tire uma foto selfie, sem filtro, segurando o RG próximo ao rosto; acesse o site tse.jus.br; no menu superior, clique em “Eleitor e eleições”; na parte central da nova tela, clique na figura “Tire seu título – Título Net”; na página Atendimento a distância pelo Título Net, desça até o final e clique em "Iniciar seu atendimento a distância"; selecione seu estado (PB) e clique em “Próximo”; em seguida é só preencher todos os campos do formulário com os dados pessoais e anexar os documentos solicitados.

Vale lembrar que o título, junto dos comprovantes de votação, pode ser exigido por um empregador no momento de sua contratação em uma empresa, ou após cada eleição, para comprovar a quitação eleitoral. O documento também é exigido para tirar ou renovar o passaporte, recadastramento de contribuintes isentos junto à Receita Federal, matrícula em colégios e faculdades, venda de imóveis, pleitear financiamento habitacional, posse em cargo público, entre outras ocasiões.

“O voto consciente é um forte instrumento de mudança política e social. E, certamente, os jovens brasileiros querem mudança, e mais oportunidades para transformar suas vidas. Daí a importância do público com 16 e 17 anos – e os que têm 15 anos, mas completam 16 até o dia 02 de outubro. Devem fazer o título, participar do processo eleitoral, e escolher bem os seus representantes. Não percam esta oportunidade e nem deixem que os outros decidam sozinhos o seu futuro. O poder está em suas mãos”, finalizou Marmuthe.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários