Conselheiros renunciam a cargos na FIEP quando já há discussões sobre antecipação das eleições na entidade

  Pelo menos quatro membros do Conselho Fiscal da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) – responsáveis pela destinação de orçamento – teriam renunciado aos cargos nos últimos 12 meses. A informação chegou ao blog na manhã desta quarta-feira (20), junto com a indicação da antecipação das eleições para a presidência da entidade, que só deveriam acontecer no ano de 2023, e desagradou parte dos conselheiros.

Diante desse contexto, é importante lembrar que o atual presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha, está no comando do órgão desde o ano de 1995. Se fosse reeleito em um pleito antecipado, ele seguiria para o sexto mandato.

De fato, contudo, há um clima de insatisfação entre membros do Conselho Fiscal do Sesi, Senai e Fiep, que reclamam da falta de transparência na renovação de lideranças para o sistema.

O Pleno Poder procurou a direção e também a assessoria da Fiep. Mas, até a publicação desta matéria, não obteve um pronunciamento.

Entenda como funcionam as eleições na Fiep

As eleições da Fiep devem ser realizadas a cada quatro anos. Quem tem direito a voto são os presidentes dos sindicatos patronais filiados à entidade.

A quantidade de votos para garantir uma eleição varia de acordo com cada pleito, que possui um estatuto próprio.

As eleições podem contar, ainda, como mais de uma chapa ou ter apenas uma chapa única.

Jornal da Paraiba

Postar um comentário

0 Comentários