Um terço dos deputados estaduais paraibanos já definiu novo destino partidário para as eleições deste ano

  Infidelidade, puladinha de cerca ou, simplesmente, sobrevivência. O termo para descrever o fenômeno aberto com a janela para a troca de partidos, que se estende até o dia 2 de abril, fica a gosto do freguês. 

Qualquer um deles pode representar a mudança frenética de cores partidárias pelos postulantes à reeleição, na Assembleia Legislativa da Paraíba. Para se ter uma ideia, nada menos que 13 parlamentares decidiram mudar de partido, neste ano, até agora. Isso representa pouco mais que um terço do total de parlamentares da Casa. O levantamento feito pelo blog leva em conta apenas os eleitos em 2018.

A lista dos que decidiram mudar de partido ou que pelo menos tornaram isso público até agora é puxada pela deputada Cida Ramos (ex-PSB), que foi a parlamentar mais votada nas eleições de 2018, com mais de 57 mil votos. O rumo da parlamentar é o PT, seguindo o ex-governador Ricardo Coutinho. Assim como ela, migraram para a legenda petista os agora ex-socialistas Estela Bezerra e Jeová Campos. O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, também deixa o PSB para se filiar ao Republicanos, partido este que poder abrigar também para o líder do governo na Casa, Wilson Filho (ex-PTB).

Também estão de malas prontas os deputados Anderson Monteiro (do PSC para o MDB), Tião Gomes (do Avante para o PSB), Taciano Diniz (do Avante para o União Brasil), Júnior Araújo (do Avante para o PSB), Raniery Paulino (do MDB para o Republicanos), Cabo Gilberto Silva (do PSL para o PL) e Eduardo Carneiro (do PRTB para o SD), além de Dr Erico, que acertou com o senador Veneziano Vital do Rêgo a ida dele do Cidadania para o MDB.

A maioria dos deputados ainda não informou o novo destinou ou vão permanecer nos partidos atuais. A lista inclui Wallber Virgolino (Patriota), Felipe Leitão (Avante), Ricardo Barbosa (PSB), Hervazio Bezerra (PSB), Buba Germano (PSB), Pollyana Dutra (PSB), Manoel Ludgério (PSD), João Gonçalves (Podemos), Branco Mendes (Podemos), Inácio Falcão (PCdoB), Camila Toscano (PSDB), Caio Roberto (PL), Drª Paula (PP), Galego de Souza (PP), Tovar (PSDB), Bosco Carneiro (Cidadania), Moacir Rodrigues (PSL) e Chió (Rede).

Da configuração empossada em 2018, Doda de Tião (PTB) e Edmilson Soares (Podemos) não devem concorrer nas eleições deste ano e devem lançar sucessores. Edmilson, por exemplo, vai lançar o filho, Tanilson Soares (Avante), que é vereador de João Pessoa. Dois deputados faleceram durante o mandato. Foram eles: João Henrique (PSDB) e Genival Matias (Avante). Outro deputado eleito em 2018 que não disputará a reeleição é Nabor Wanderley (Republicanos), que renunciou ao mandato em 2021 para assumir a prefeitura de Patos.

Blog do Suetoni

Postar um comentário

0 Comentários