Mês da Mulher: OAB destaca trajetória de Lylia Guedes, primeira advogada da Paraíba

  Neste mês de março, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de Março), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), destaca a trajetória da advogada, poetisa e educadora Lylia Guedes, primeira mulher a se inscrever no Instituto dos Advogados, hoje, OAB-PB, onde exerceu o cargo de secretária.

Lylia Guedes nasceu em 1900 e se tornou advogada em 1932. Seu número de inscrição na OAB foi o 63. Ela teve uma grande carreira jurídica na Paraíba, se destacando como pioneira na lauta pelo ingresso da mulher na Ordem dos Advogados do Brasil. Lylia também teve grande atuação como advogada no Tribunal do Júri, em João Pessoa.

“Sua trajetória pessoal e profissional foi marcada por reivindicações políticas, educacionais e sociais na defesa do gênero feminino. Nada mais justo que lembrar da história de Lylia Guedes neste mês da mulher. É sempre importante destacarmos as mulheres que fizeram história no cenário jurídico, político, social e cultural paraibano”, declarou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino.

Dia da Mulher Advogada

Em 2017, após articulações da OAB-PB, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou projeto de Lei, de autoria da deputada Camila Toscano, instituindo o dia da Mulher Advogada no Estado da Paraíba. Consequentemente, a Lei estadual, 11.020/2017, estabeleceu o dia 17 de novembro para celebrar a data.

Conforme o projeto, a data escolhida, 17 de novembro, foi o dia em que Lylia Guedes se inscreveu no Instituto dos Advogados, hoje, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários