EM 2021: Conde se destaca entre municípios paraibanos com avanço na alfabetização em ano de pandemia

  A educação do município de Conde é uma referência na Paraíba. Mesmo enfrentando inúmeros desafios durante o ano passado, em meio a pandemia causada pela covid-19, a gestão municipal se destacou na avaliação realizada pelo programa Educar pra Valer, da Fundação Lemann, ficando entre os dois mais bem sucedidos. O Conde conseguiu avançar na alfabetização das crianças no quesito aprendizagem, garantindo um dos primeiros lugares entre os municípios avaliados no estado.

“O município de Conde, mesmo diante de todas as dificuldades em tempo de pandemia conseguiu sim, mostrar para o Brasil que alfabetizou dentro desse período. Mesmo com esse avanço, ainda precisamos melhorar ainda mais e garantir uma equidade dentro de todas as escolas. Foi um resultado muito positivo. Tivemos a oportunidade de estar na cidade apresentando os resultados aos diretores”, destacou Adriano Silva Lima, coordenador na Paraíba do Programa Educar Pra Valer.

De acordo com o coordenador, o município de Conde já passou por três edições, garantindo sempre êxitos durante o percurso. “Tem uma evolução histórica e nessa última edição, o município está entre os melhores e mais bem avaliados, com um crescimento nos indicadores no quesito aprendizagem”, revelou.

Para a prefeita Karla Pimentel, o resultado é fruto de um trabalho desenvolvido com muito afinco e comprometimento por todos que integram a Secretaria de Educação. “É muito bom ver que temos progredido, que temos melhorado a cada dia a educação do nosso município. Mesmo diante de um período conturbado com a pandemia, garantimos o fundamental, a alfabetização das nossas crianças. Estamos trabalhando a cada dia para melhorar ainda mais os nossos resultados”, garantiu.

Educar pra Valer – O programa faz parte da Organização Social Bem Comum que visa prestar assessoria na gestão pedagógica a municípios, capazes de garantir o ingresso, a frequência regular e a permanência de suas crianças na escola e que se disponham a envidar todos os esforços para que elas conquistem os níveis de aprendizagem esperados para sua série e idade.

Adriano Silva explicou ainda que a assessoria prestada ao município é de quatro anos. “O município passou por uma avaliação e recebeu um diagnóstico. Entre as ações oferecidas para o melhoramento do aprendizado, o programa realiza formação de professores. No final de cada ano é realizada uma avaliação chamada de Somativa. Essa avaliação utiliza um critério para saber se as habilidades dos alunos foram consolidadas dentro da série/ano. E nessa perspectiva o Conde obteve sucesso”, afirmou.

Fundação Lemann – É uma organização de filantropia familiar, nascida em 2002, a partir do desejo de construir um Brasil mais justo e avançado. Atua em dois pilares estratégicos, Educação e Lideranças, duas frentes capazes de impulsionar e gerar mudanças reais. A Fundação aposta em pessoas com formação educacional de qualidade que podem se tornar líderes preparados e engajados para contribuir com o desenvolvimento do país.

Second

Postar um comentário

0 Comentários