Após biomédicos, engenheiros químicos vão entrar na Justiça para concorrer a cargos de perito no concurso da Polícia Civil da Paraíba

   O Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX – PB) decidiu nesta segunda-feira (7) que vai ingressar com uma liminar na Justiça para que engenheiros químicos também possam concorrer aos cargos de perito oficial químico-legal (área: geral) e perito oficial químico-legal (área: química) no concurso da Polícia Civil da Paraíba.

A decisão foi tomada após a repercussão da liminar concedida pela 2ª Vara Federal ao Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) com o mesmo objetivo. A presidente do CRQ, Raquel Lima, afirmou que os profissionais devem ser contemplados pois também exercem funções compatíveis ao exigido para perito.

"Os engenheiros químicos têm o know-how e a expertise para concorrer ao cargo por conta da sua graduação e formação. O edital não nos contempla porque ele é feito em cima da lei orgânica deles [peritos], que só consta que químicos industriais podem participar ao pleito", disse.

Raquel também explicou que essa reivindicação não é recente e desde o ano passado o conselho vem tentando incluir os engenheiros químicos no certame. Segundo ela, a categoria não conseguiu atender a esse pedido por falta de apoio político, o que dificulta a conquista de melhorias para os profissionais.

"Infelizmente, nosso conselho não possui um apoio político que lute nossas lutas. Por isso até agora não conseguimos. A imagem que nossos profissionais têm é que não estamos fazendo nada. Mas não é. Só não temos braço político para isso", lamentou.

Concurso

As provas da Polícia Civil acontecem a partir do próximo domingo (13) até o dia 20 de fevereiro, a depender do cargo escolhido pelo candidato. São 1,4 mil vagas oferecidas, sendo 1.262 para ampla concorrência e 138 para deficientes físicos.

Em relação à liminar, o órgão diz que, assim como a comissão e a organização do concurso, não foi notificado pela Justiça e que o certame segue normalmente.

ClickPB

Postar um comentário

0 Comentários