Aulas presenciais do Ensino Fundamental I e II de João Pessoa começam nesta segunda-feira

  As aulas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa seguem nesta segunda-feira (14) o planejamento que foi elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef). Alunos do Ensino Fundamental I e II passam a ter aulas de forma presencial. O ano letivo 2022 teve início na quarta-feira (9) de forma remota para esse grupo e de forma presencial para as crianças dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis).

Com as aulas presenciais para o Fundamental I e II, as escolas irão receber grupos de 50% de estudantes por uma semana e, na semana seguinte, a segunda metade, criando um revezamento, exceto nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estamos avançando em relação a 2021. No ano passado as aulas presenciais eram três dias por semana e agora serão os cinco dias semanais. Acredito que no mês de março, com a totalização da vacinação contra a Covid-19 para as crianças e adolescentes, estaremos atendendo 100% de forma presencial. Estamos seguindo as orientações do Ministério Público e da portaria conjunta da Prefeitura de João Pessoa onde recomenda a carteira de vacinação para os alunos”, explicou a secretária de Educação e Cultura, América Castro.

Para o grupo que irá assistir aula de forma remota os professores deverão planejar atividades podendo utilizar as seguintes estratégias: formação dos grupos de WhatsApp; abertura de salas no Google Meet; uso das salas Google; e outras formas de interação. Escolas em reforma continuam o ensino de forma remota, até ser possível iniciar gradativamente ou na totalidade as aulas presenciais.

Maternal e pré-escola

Também nesta segunda e terça-feira (15) será a vez das crianças dos Maternais I e II voltarem para os Creis. E a partir de quarta-feira (16) os Centros de Referência irão receber as crianças do Pré I e Pré II. Todas as aulas funcionam em tempo integral, das 7h às 17h, e com a oferta de cinco refeições diárias.

Passaporte de vacina

O passaporte vacinal contra a Covid-19 dos alunos será exigido, desde que sejam disponibilizadas doses para todos, conforme agenda de vacinação do Ministério da Saúde e do Município, exceto para os alunos que tenham contraindicação respaldada em laudo médico.

Os estudantes que ainda não foram imunizados terão direito a assistir às aulas nessa etapa da presencialidade parcial, ou seja, com a escola funcionando apenas com 50% da turma. O passaporte de vacinação só será exigido quando a PMJP ampliar a oferta da vacina para todos os estudantes matriculados na Rede Municipal.

Durante quatro dias da semana passada uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde imunizou 12.035 alunos da rede municipal contra a Covid-19. A campanha aconteceu nas próprias unidades de ensino.

Secom-JP

Postar um comentário

0 Comentários