Arquidiocese lança tema da Campanha da Fraternidade e divulga programação da Missa de Cinzas

  Por meio de um comunicado à imprensa, a Arquidiocese da Paraíba informou a programação para esta quarta-feira de cinzas (2), quando tem início a Quaresma para os católicos. O dia começa com uma missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, com o Arcebispo da Paraíba, às 9h da manhã. A Quaresma estende-se pelo período de 40 dias indo até o Tríduo Pascal, na preparação para a Páscoa, que simboliza a ressurreição de Jesus.

“Na celebração que marca este dia, o sacerdote põe a cinza na testa (ou na cabeça) do fiel e diz: “Lembra-te que do pó viestes e ao pó retornarás”. A citação é um versículo retirado do livro do Gênesis e é utilizado para que as pessoas lembrem que são passageiras nesse mundo. Outra frase utilizada é “Convertei-vos e crede no Evangelho”, retirado do Evangelho de Mateus”, diz a nota encaminhada.

Campanha da fraternidade 2022

Durante a Missa de Cinzas, a Arquidiocese também abre oficialmente, junto com toda Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Essa é a terceira vez que a temática da educação será abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base, foi “a realidade de nossos dias que fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários