Seinfra realiza ações de drenagem em diversos pontos da cidade para amenizar transtornos no período chuvoso

  O trabalho de manutenção e prevenção é importante para garantir, entre outras situações, que João Pessoa consiga suportar bem o período chuvoso que se aproxima.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), realizou, em 2021, mais de 4.500 limpezas de bocas de lobo e caixas coletoras de águas pluviais.

O trabalho de drenagem envolveu, também, a desobstrução de 4km de tubulações da rede de drenagem, recuperação e construção de 252 bocas de lobo e caixas coletoras, 422 tampas de boca de lobo de concreto confeccionadas, além de 78 recuperações de afundamentos da rede de drenagem de águas pluviais.

Os serviços percorreram todas as regiões da Capital. No Bessa, umas das principais e mais movimentadas vias, a Avenida Fernando Luís Henrique, foi realizada a abertura de Poços de Visita (PVs), que estavam encobertos pelo asfalto e sob as calçadas, impedindo a limpeza e manutenção da rede de galerias do local.

Além do Parque Parayba I e II, com a desobstrução do lançamento da drenagem no canal e recuperação das bocas de lobo e linhas d’agua e alongamento da tubulação. O diretor da DMC, Rodrigo Pacheco, fez um balanço positivo dos serviços realizados ao longo do ano, com o objetivo de sanar pontos críticos de alagamento na cidade.

“Sabemos que João Pessoa tem pontos históricos de alagamento – alguns deles nós já desenvolvemos projetos para ampliação da rede – e outros foram feitos a manutenção através do trabalho de limpeza e desobstrução. Estamos fazendo um trabalho preventivo para preparar a cidade para o período chuvoso, que ocorre entre fevereiro e julho – intensificando as limpezas, retirando o material que obstrui e diminui a capacidade da rede de drenagem, de coletar e redirecionar as águas pluviais”, explicou

Os serviços de manutenção, como a limpeza e desobstrução de galerias, oferecidos diariamente à população pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Seinfra, podem ser solicitados por qualquer cidadão por meio do 0800 031 1530. O call center funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h. A ligação é gratuita.

Secom JP

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