Presidente da CMJP participa de posse de novo procurador-geral do TCE-PB

 

No fim da tarde desta quarta-feira (4), o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba realizou uma solenidade de posse do novo procurador-geral, Bradson Tibério Luna Camelo. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante) e o vereador Bruno Farias, líder do governo municipal. Dinho se reuniu com o conselheiro e presidente do TCE, Fernando Catão, no último dia 28 para discutir parcerias entre os órgãos.

Da conversa ainda participaram mais vereadores e técnicos do órgão de controle, dando início à discussão para ampliação de parcerias, como convênios nas áreas de comunicação e capacitação de profissionais. “Essas parcerias entre os órgãos de fiscalização e o Legislativo, que também não deixa de ser um órgão fiscalizador, são importantes e salutares para a população”, avaliou Dinho, que parabenizou Bradson pela posse e disse confiar numa boa atuação do novo procurador-geral. O vereador Bruno Farias (Cidadania) também enfatizou: “Em razão de seu espírito altaneiro, não tenho dúvidas de que nós teremos parcerias em favor da população, não apenas com a Câmara Municipal, mas com outros poderes constitucionais de nossa cidade e estado. Ele (Bradson) traz a marca da juventude com esse olhar coletivo, com esse espírito colaborativo, e isso será muito rico para a Câmara Municipal de João Pessoa”.

Manoel Antônio dos Santos Neto, antecessor de Bradson no MPC, afirmou que a procuradoria enfrentou dificuldades nos últimos dois anos, em decorrência do quadro pandêmico, recordando a necessidade de adotar o sistema híbrido. “Nós nos reinventamos”, afirmou, acrescentando: “Agora, a expectativa é de que o novo procurador acrescente ainda mais”. Já Antônio Hortêncio, chefe do Ministério Público da Paraíba (MPPB), comentou, referindo-se à chegada de Bradson: “Vai aprimorar o trabalho do Tribunal de Contas como um todo”.

Fernando Catão, presidente e conselheiro do TCE-PB, também disse ter boas expectativas para a gestão do novo procurador: “Não apenas pela formação, mas, sobretudo, pela pessoa humana que ele é”. Ele acredita que Bradson poderá contribuir com inovações e afirmou: “O Tribunal é conhecidamente uma Casa de inovação. Estamos prontos para discutir projetos e modificações”.

Esteve também presente na ocasião o vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania), que, sobre união entre os órgãos, disse: “A população de João Pessoa é quem mais tem a ganhar com essa parceria, e eu tenho certeza que é dessa forma que queremos, com respeito entre os poderes, Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Tribunal de Contas”.

Identificando a necessidade da população de ter mais controle de políticas e recursos públicos, Bradson compreende que há um grande desafio pela frente. “O histórico do Ministério Público de Contas é mais de controle e combate à corrupção, que é algo importante, mas devemos ir além disso, controlar também as políticas públicas, tentando ajudar e orientar o Poder Público na escolha das melhores políticas, que deem mais resultados práticos para a sociedade. Este é o grande objetivo, o controle de políticas públicas, e não só das finanças públicas”, explicou.

Sobre a possibilidade de expansão das parcerias, ele concluiu: “Antes do aspecto punitivo do Tribunal de Contas, nós temos o interesse de orientar o gestor, de tentar ajudar o gestor na melhor tomada de decisão. Nesse processo pedagógico de orientação, as parcerias institucionais são muito importantes e trazem geralmente bons frutos para a sociedade”.

Secom-CMJP

Postar um comentário

0 Comentários