Câmara de João Pessoa fica iluminada em azul para alertar sobre prevenção ao câncer de próstata

 

O prédio da Câmara Municipal de João Pessoa está iluminado em azul para lembrar a importância do mês de prevenção ao câncer de próstata. O legislativo municipal aderiu ao “novembro azul”, movimento surgido na Austrália, em 2003, que tem como objetivo estimular os cuidados preventivos com a saúde masculina e que o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, causando a morte de 28,6% desta população. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Há uma tradição de as mulheres serem mais zelosas com a saúde e os homens, menos. Essa é uma máxima que precisa ser mudada. Os homens precisam se cuidar, porque enfrentam os mesmos riscos de desenvolver câncer. Então, é preciso conscientizá-los da necessidade do exame preventivo. Essa campanha tem essa função e estamos aqui para contribuir com a conscientização”, disse o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho (Avante).

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial

• Hemograma completo e testes de urina

• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes

• Atualização da carteira vacinal

• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

A recomendação é que homens a partir de 50 anos realizem o exame de sangue PSA, que mede a dosagem do antígeno prostático específico, ingrediente do sêmen produzido pela próstata. Quem tiver histórico de câncer na família deve iniciar o acompanhamento mais cedo.

Pet – No último dia 21 de outubro, um projeto de lei ordinária apresentado pelo vereador Guga (PROS) criou o “novembro azul pet” para ampliar o trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção e tratamento de próstata dos cães e gatos.

Secom CMJP

Postar um comentário

0 Comentários