Câmara de João Pessoa e TCE discutem parcerias nas áreas de comunicação e treinamento de pessoal

 

O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão, iniciaram nesta quinta-feira (28) uma discussão para a ampliação de parcerias entre os órgãos. Estão sendo discutidos convênios nas áreas de comunicação e capacitação de profissionais. O encontro ocorreu na sede do TCE, durante a manhã, e contou também com a participação de vereadores e técnicos do órgão de controle.

Um dos pontos acertados foi o de que a TV Câmara de João Pessoa abrirá espaço na sua grade de programação para a divulgação das ações do Tribunal de Contas. O formato ainda será amadurecido pelos dois órgãos. De acordo com Dinho, a parceria cumpre um papel vital do veículo, que é o de reforçar a transparência e a oferta de serviços. Atualmente, há uma parceria do gênero em relação ao Tribunal de Contas da União, com o programa “Eu fiscalizo”. “Acho que a transparência é primordial na vida pública de qualquer gestor e o Tribunal de Contas tem sido parceiro e é um órgão fiscalizador de grande credibilidade no nosso Estado”, destacou Dinho.

Já Catão explicou que a Escola de Contas, mantida pelo TCE, estará à disposição para a oferta de cursos voltados para servidores da Câmara Municipal. “Você transformar todos os dados que você tem na Câmara e no Tribunal de Contas do Estado em conhecimento para os servidores é importante, assim como para a população em geral, para ela também exercer o papel fiscalizatório”, disse.

O presidente do Tribunal explicou que Câmara e TCE são instituições congêneres. “O controle externo é feito pelo Tribunal de Contas e pelas Câmaras. E dentro desse entendimento, destas questões todas de aprendizado, renovação e de avanço na gestão pública, nós temos a Escola de Contas Otacílio Silveira, que podemos muito bem fazer parcerias no sentido até de ocupar a TV Câmara com cursos para vereadores, para servidores, enfim, com informações para a sociedade em geral”, concluiu.

A visita também contou com a presença do Secretário de Contas da Corte, Carlos Aquino, e com os vereadores Tarcísio Jardim e Thiago Lucena. A reunião foi acompanhada também pelo diretor Legislativo, Rodrigo Paulo Neto, e pelo adjunto da pasta, João Agrima, além do diretor de Comunicação da Câmara, Suetoni Souto Maior, e do procurador-geral da Câmara, Carlos Frederico Farias.

Suetoni Souto Maior

Secom/CMJP

Postar um comentário

0 Comentários