Prefeitura inicia testes de sensores que devem reduzir consumo de energia em prédios do Município

  A Prefeitura de João Pessoa iniciou uma série de testes de uma tecnologia que deve reduzir o consumo de energia elétrica em prédios municipais. Trata-se de um sensor que identifica equipamentos ligados fora de uso, forçando seu desligamento.

A iniciativa foca na redução dos gastos públicos e na economia de energia, preservando o meio ambiente. A ampliação do projeto foi discutida no final da tarde desta terça-feira (8) durante encontro do prefeito Cícero Lucena com a equipe da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec).

“É muito bom quando você busca encontrar soluções e consegue implantar algo que beneficie a população. Estamos discutindo estratégias para tornar mais eficiente o aproveitamento energético dos prédios do município. Queremos ter um maior controle do consumo de aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Este compromisso de economizar energia, um recurso caro e cuja produção, muitas vezes, agride o meio ambiente, é a prova da nossa responsabilidade e olhar para o futuro", afirmou o prefeito Cícero Lucena.

A estratégia foi pensada na Secitec e consiste em sensores, dotados de inteligência artificial, que fazem com que equipamentos sejam desligados automaticamente quando os servidores não estiverem presentes.

De acordo com a secretária Margareth Diniz, um piloto aplicado na Secitec resultou em uma economia de 27% na conta de energia. “Esta é uma ação inteligente que queremos replicar nas demais áreas da gestão”, explicou a gestora. De acordo com ela, haverá um teste imediato em uma escola e uma unidade de saúde da rede municipal.

Lixo eletrônico - Outra iniciativa em fase de desenvolvimento é a disponibilização de pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico. Para isso, a Secitec vai comprar 35 contêineres especializados no armazenamento deste tipo de resíduo, que serão espalhados por toda a cidade.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários