SEMOB de Santa Rita iniciará esta semana dia 20 campanha ‘Maio Amarelo’ contra acidente Trânsito

 Visando combater a redução de acidentes de Trânsito em Santa Rita-PB, por meio do  Observatório Nacional de Trânsito à Superintendência de Mobilidade Urbana de Santa Rita (SEMOB) iniciará a Campanha “Maio Amarelo”, nesta quarta (20), no novo Semáforo que foi instalado no bairro de Tibiri ll, a campanha tem por objetivo de reduzir acidentes de trânsito no município através de uma campanha educativa de conscientização e informação, que segundo o superintendente Coronel Morais afirmou a ação teria prazo de 30 dias mas devido a Pandemia a campanha foi reduzida para uma semana atendendo cumprir as regras sanitárias, declarou.

Já para o diretor de educação para o trânsito e coordenador de inflação de trânsito Misael Moura disse a reportagem do Paraíba Urgente que para a campanha Maio Amarelo acontecer foi preciso a equipe da Semob de Santa Rita, João Pessoa, Cabedelo, Conde e Bayeux se reunirem para traçar metas devido a Pandemia e definiram um cronograma de ação para cada cidade, sendo que Santa Rita, ficou agendada a ação para esta quarta – Dia 20,

A campanha será iniciada nesta quarta dia 20, das 07 às 08 horas, a ação se dará no primeiro semáforo implantado no bairro de Tibiri ll, que segundo Misael Moura a ação contará com autoridades evento no novo semáforo implanta em bairro de Tibiri ll, no período da manhã, que de acordo com diretor de trânsito Misael Moura disse a ação é integrada com profissionais de quatro órgãos da prefeitura de Santa Rita que no local do evento será distribuído material educativo com informações de trânsito da campanha para redução de acidentes que para 2022 o Contran prevê uma campanha estendida por durante 30 dias dentro da normalidade pós Pandemia“, ressaltou o diretor e coordenador de trânsito da prefeitura de Santa Rita.

Amarelo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Por que Maio 

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Estatística

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Paraíba Urgente 

Postar um comentário

0 Comentários