Prefeitura de João Pessoa reforça a importância de manter medidas de prevenção à Covid-19 mesmo após vacinação

  Há mais de um ano os órgãos públicos propagam regras e protocolos de combate à Covid-19, porém uma parcela da população insiste em ignorar essas recomendações, quebrando as normas de distanciamento social e protocolos sanitários.

As medidas para conter a transmissão da Covid-19 são simples de aplicar no nosso dia a dia, mas a sua eficácia está diretamente ligada à frequência e ao modo correto na execução. E os cuidados para evitar a exposição ao vírus e a sua disseminação devem ser mantidos por todos, inclusive por aqueles que já tomaram a vacina.

É o que orienta Fernando Virgolino, chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Segundo ele, pessoas imunizadas não estão livres do contágio do vírus. “A vacina previne as formas mais graves da doença. As pessoas não estão imunes ao contágio após a vacina e nem de transmitir o vírus”, alerta.

Virgolino pede a conscientização das pessoas que façam parte de grupos prioritários para estarem atentos à programação do calendário de vacinação da Prefeitura, além de tomar as duas doses da vacina para garantir a eficácia da imunização. Outra recomendação é ficar em alerta também para sintomas como febre, tosse e falta de ar.

Dicas para a população manter os cuidados preventivos à Covid-19:

- Use máscaras, somado a higienização das mãos, ao uso de álcool 70% e do distanciamento social;
- Lave as mãos com água e sabão, especialmente após estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- Na falta de água e sabão, use álcool 70%;
- Evite tocar nos olhos, nariz e na boca com as mãos não lavadas;
- Mantenha o distanciamento social (dois metros aproximadamente), inclusive de pessoas doentes dentro de casa.
- Limpe e desinfete itens do supermercado e superfícies tocadas com frequência, como mesas, bancadas, pias, torneiras, maçanetas, interruptores, teclados de computadores e telefones fixos e celulares.

Secom JP

Postar um comentário

0 Comentários