CMJP inicia instalação de novo painel eletrônico que será integrado ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

 CMJP inicia instalação de novo painel eletrônicoA Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou a instalação de seu novo painel eletrônico nesta segunda-feira (18). O equipamento vai possibilitar a informatização do Plenário Senador Humberto Lucena com recursos que vão integrar o painel às bancadas com tablets fixos. A novidade vai possibilitar menos gastos com papel, votação por biometria e transformará a forma de deliberar em plenário, tornando-a mais ágil, transparente, limpa, segura e moderna.

O painel é composto por nove telas de 49 polegadas e foi dimensionado para o tamanho do plenário da CMJP. “A previsão é de que até esta sexta-feira (22) a gente conclua a instalação. O equipamento tem um sistema de votação, gerador de presença e de relatórios, será ligado a tabletes fixos nas bancadas dos vereadores e à Mesa de trabalhos e possui terminais de áudio e vídeo. Além disso, também seremos responsáveis pelo treinamento de servidores para manusear o painel”, explicou Ewertton Neiva, um dos técnicos da empresa Visual Sistemas Eletrônicos, de Minas Gerais (MG), responsável pela instalação do equipamento.

A novidade vai permitir que o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) seja integrado ao painel, que também estará conectado a tablets fixos nas bancadas e aos microfones. Esse sistema vai processar e informar todos os detalhes das votações em curso, os inscritos para uso da palavra, contagem de tempo de fala em pronunciamento, exibição de conteúdos, como a foto do parlamentar e sua legenda ou até vídeos que o parlamentar deseje divulgar durante a sessão.

“Antigamente, os parlamentares votavam inserindo uma senha em terminais nas bancadas. Agora, isso acontecerá por biometria, garantindo mais segurança e eliminando equívocos na contabilização de votações. O sistema vai possibilitar também o despacho de projetos por assinatura eletrônica dos gabinetes. O vereador vai poder encaminhar suas iniciativas para os setores competentes de forma a economizar papel, com tudo integrado ao plenário digitalmente”, informou o coordenador técnico da TV Câmara, Jander Falqueto, um dos componentes equipe composta por servidores de vários setores, como o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o Patrimônio e a Secretaria de Comunicação da Casa, que acompanha o processo de aquisição e instalação dos equipamentos novos.

Segundo ele, os servidores responsáveis pela dinâmica do plenário digital integrado serão treinados após a instaação dos equipamentos e a previsão é de que, a partir do dia 25, os parlamentares sejam inseridos também nas rotinas de uso das novas ferramentas.

Secom-CMJP

Postar um comentário

0 Comentários