Estadual

Atualizado em 22/11/2017 11:03

Alunos de Santa Rita participam da final nacional do Torneio de Robótica

Alunos da rede municipal de Santa Rita vão disputar a final nacional do Torneio Juvenil de Robótica, que acontecerá de 23 a 25 de novembro em São Luiz, no Maranhão. Cinco estudantes da escola Manoel Faustino de Mendonça, do bairro Eitel Santiago, representarão a Paraíba na competição, que é a maior do segmento no Brasil e a segunda na América Latina.

A equipe santarritense é a única de instituição pública municipal do Estado a garantir uma vaga na disputa, que reúne estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Na categoria dança com sumô nível 1, os garotos Jodson, Samuel, Leonardo, Yure e Gerson também são os únicos da Paraíba a competir.  Serão cinco minutos de apresentação para demonstrar o projeto de dança, que tem o tema  Paraíba, joia rara . Em junho, o grupo conquistou o segundo lugar no Torneio Internacional de Robôs na mesma modalidade ao competir com mais de 200 equipes.

O evento desperta competências e habilidades dos alunos, que resolvem a situação-problema utilizando o kit de robótica e o software na execução do projeto. Os vencedores representarão o país na etapa mundial.

A robótica vem sendo desenvolvida na escola de forma pioneira em Santa Rita. O objetivo da Secretaria de Educação é ampliar a interdisciplinaridade através de tecnologia e trabalho colaborativo.

Da redação