Estadual

Atualizado em 06/09/2017 07:34

Paraíba participa de reunião do Conselho Deliberativo da CTI Nordeste, em Recife

O secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, participou, nessa segunda-feira (4), no Atlante Plaza Hotel, em Recife-PE, de uma reunião extraordinária do conselho deliberativo da CTI-NE (Comissão de Turismo Integrado do Nordeste), que teve o objetivo de ampliar as relações de intercâmbio entre os estados da Região e autoridades do Corpo Consular, tendo à frente a embaixadora Kátia Gilaberte, que preside o Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores Nordeste, a cônsul da República Popular da China, Li Feiyure; e a vice-cônsul da Argentina, Alejandra Belén Bomben.

Os estados presentes apresentaram duas grandes preocupações, a precariedade da Malha Aérea Regional e a necessidade de retomar as pesquisas, junto aos turistas, antes feitas por meio de convênio da Sudene com cada estado nordestino.

De acordo com secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Lindolfo Pires, que é presidente da CTI-NE, esta reunião inicia uma nova fase.  Estamos iniciando uma nova fase na CTI Nordeste, que tem a proposta de interação permanente com as autoridades ligadas ao desenvolvimento econômico; ressalto que nos próximos encontros iremos buscar a mesma integração com as entidades do sistema S e os bancos sociais como o BNDES e o Banco do Nordeste. , disse.

Lindolfo ainda destacou que a América do Sul, enfaticamente a Argentina, é um mercador emissor que tem demandado muito a região nordestina. Quanto à China, lembrou ser um mercado lento em face da longa distância, mas é animador, lembrando o voo direto entre Pequim e Lisboa, permitindo uma melhor conexão com o Brasil e, sobretudo, o fato de que aquele país asiático demandou, em 2016, quase 130 milhões de turistas viajando pelo mundo.

 Também participaram da reunião Roberto Pereira, secretário executivo da CTI Nordeste,  secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreiras, o secretário  adjunto de Cultura e Turismo do Maranhão, Hugo Ricardo, o superintendente de Turismo de Alagoas, Paulo Roberto Kugelmas, a subsecretária do Turismo do Rio Grande do Norte,Solange Portela, e a secretária executiva do Turismo do Ceará, Luciana Lobo.

Da redação